Problemas de memória mais comuns

Quando tem um problema na memória principal, este é causado, normalmente, por uma destas três causas:

Configuração Incorrecta: O modelo de memória não é o correcto para o seu sistema ou não seguiu as regras de configuração da forma mais correcta.

Instalação Incorrecta: É possível que não tenha encaixado bem a memória na ranhura, a ranhura pode estar danificada ou a ranhura poderá ter que ser limpa.

Hardware Defeituoso: O módulo de memória poderá estar com um defeito de fabrico.

Pelo facto de que os computadores manifestarem muitos dos problemas como problemas de memória, torna o diagnóstico do problema real bastante difícil. Por exemplo, um problema com com a motherboard ou com um software específico pode gerar uma mensagem de erro de memória.

Esta secção foi concbida para ajudá-lo a descobrir se tem, de facto, um problema com a memória, e se for esse o caso, ajudá-lo a identificar o problema e obter a solução rapidamente.

Tenha a certeza que tem na sua posse o tipo de memória correcto para o seu sistema.
Pode procurar o "part number" no web site do fabricante. Muitos dos fabricantes de memória têm configuradores de memória que indicam a compatibilidade do seu módulo. Se mesmo assim não conseguir, procure no seu manual ou contacte o fabricante do seu computador ou contacte um fabricante de módulos de memória.

Confirme se configurou a memória de forma correcta.
Muitos computadores requerem que os módulos de memória seja instalados em bancos de igual capacidade. Outros computadores requerem que os módulos de maior capacidade sejam instalados nos primeiros bancos. Outros ainda requerem que os bancos de memória estam completos.

Reinstale o módulo.
Empurre o módulo firmemente para a ranhura. Em muitos casos ouve-se um clique quando o módulo fica na posição correcta. Para ter a certeza que o módulo está na posição correcta, compare o comprimeneto e a espessura do módulo que instalou com os módulos que já estão nas ranhuras da vizinhança.

Troque a posição dos módulos.
Remova o novo módulo de memória e verifique se o problema desapareceu. Remova a memória antiga, reinstale a nova, e verifique se o problema persiste. Tente colocar a memória em ranhuras diferentes. A troca revela se o problema é da memória (módulo de memória) ou da ranhura (socket), ou se dois tipos de memória (a antiga e a que está a instalar) não são compatíveis.

Limpe os contactos da ranhura e os contactos da memória.
Utiize um pano macio para limpar os pinos do módulo. Utilize um aspirador (com cuidado) para remover o pó das ranhuras. Não utilize solventes que podem corroer o cobre dos pinos ou dos contactos das ranhuras. Flux-Off® é um produto de limpeza utilizado especificamente para contactos electricos. Pode-se comprar em lojas de componentes electrónicos e de informática.

Faça o update da BIOS.
Os fabricantes dos Computadores actualizam as BIOS com alguma frequência e publicam essa informação nos seus web sites. Verifique se tem a última actualização, pode ser essa a solução para o seu problema.

O computador não arranca (não faz o "boot"), simplesmente faz um beep
Cada vez que o computador inicia, faz um inventario do hardware disponível. Este inventário consiste no reconhecimento por parte da BIOS e na atribuição de recursos e "moradas" da placa mãe aos diversos componentes que formam o computador. Se o computador não faz o "boot" a CPU não irá conseguir comunicar com o hardware.

O computador arranca (faz "boot") mas o ecrã fica preto
A causa mais comum para um ecrã preto é a placa gráfica deslocada, a memória mal encaixada ou memória não suportada pelo computador. Confirme que a memória é a correcta e que está instalada convenientemente e que outros componentes do computador não foram deslocados acidentalmente quando instalou a memória.
Verifique se o "part number" da memória é o correcto para o PC. Se tem uma memória sem paridade num sistema que necessita de "error-checking", ou memória SDRAM num PC que só suporta EDO, o ecrã pode ficar negro no arranque.

Memória Secundária :

Os discos rígidos causam um dos problemas mais temidos por parte dos utilizadores porque é onde se encontra toda a informação de um computador.

Alguns dos passos que podemos ter para resolver alguns dos problemas são:

* Recuperação de dados deve ser feita através de sofware específico para essa tarefa.
* No caso de sectores defeituosos, não existe soluções e a melhor saída é isolar a área danificada, podemos isolar esses sectores através de uma formatação de baixo nível e através de uma execução de um scandisk.
* A perda da master boot record é um problema frequente. neste caso o disco funciona perfeitamente mas perde a capacidade de arrancar, neste caso a melhor solução será instalar um disco rígido.

0 comentários:

Enviar um comentário

Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger