Cuidados a ter na reparação de computadores

Existem alguns cuidados que devem ser tidos em consideração na reparação de computadores. Quando surgem erros, em vez de se começar logo a desmontar tudo, devem-se verificar os seguintes passos:

Certifique-se que não existem problemas com os cabos.

Coisas estranhas acontecem com os cabos. Deve-se sempre verificar se todas as ligações
estão bem-feitas. Se o computador tem problemas devem-se desligar todos os cabos que não são essenciais, deixando apenas os cabos do rato, teclado e monitor. Se o problema desapareceu, ligam-se os cabos restantes, um a um, até detectar o erro.

Certifique-se que não existem problemas de software.

Antes de assumir que existem problemas de hardware, certifique-se que o problema não é causado por uma aplicação, pelo sistema operativo ou por um vírus. Se o sistema arranca com software como o Knoppix, não devemos estar perante problemas de hardware.

Verifique os problemas relacionados com o sobreaquecimento.

Os sistemas modernos têm performances muito elevadas e isso faz com que seja libertado muito calor. Depois de um computador funcionar por algum tempo podem surgir problemas de sobreaquecimento. Quase todas as motherboards incluem sensores de calor que medem a temperatura da placa e do processador. Existem também programas que reportam a temperatura de estes componentes e a voltagem das ligações. É aconselhável estar atento a estas medidas e verificar sempre que necessário se estão em valores ideais (por volta dos 35oC).

Pense primeiro, tome uma atitude depois.

Técnicos inexperientes tomam decisões sem pensar nas consequências. Os técnicos experientes encontram primeiro a possível causa do problema, o que fazer para o resolver, como proceder e só depois põem em prática os seus conhecimentos.

Determine sempre as causas do problema por ordem de importância, decida primeiro o que pode ser mais fácil de verificar e elimine os problemas e soluções mais fáceis. Assim, por exemplo, pode-se evitar estar a remover componentes quando apenas é necessário ligar um cabo para o monitor.

Faça cópias de segurança dos discos


Sempre que esteja a efectuar actualizações ou reparações num computador, faça cópias de segurança dos dados existentes no computador. Quando se modifica um componente existe sempre o risco, nem que seja ínfimo, de que algo corra mal e se percam informações importantes.

Remova os cabos sempre que necessário.

Embora possa parecer óbvio, é necessário remover todos os cabos sempre que se mova um computador. Muitos computadores estão colocados debaixo de mesas e pode ser difícil remover os cabos antes de mover a torre, mas faça esse esforço. Se for necessário deite-se no chão, adopte posições difíceis, mas retire os cabos antes de mover o computador sobre pena de poder danificar qualquer componente.

Coloque o monitor em lugar seguro.

Os monitores CRT são frágeis e podem estragar-se com facilidade. Os monitores LCD podem sofrer facilmente danos se sofrerem uma queda. Por isso, devem-se sempre colocar estes componentes em lugar seguro, onde não corram o risco de cair.

A primeira reparação

A primeira reparação pode intimidar. E se o computador depois não trabalha? E se danifico algum componente? Tenha sempre calma, qualquer pessoa pode reparar um computador com um alto grau de confiança e sair-se bem na maioria dos casos. Se tiver em conta os passos aqui descritos, tudo correrá bem

Problemas com os cabos


Cabos desligados, mal ligados e defeituosos causam mais problemas que tudo o resto. A confusão dentro de um computador pode fazer com que se esqueça de ligar algum componente ou que haja alguma ligação defeituosa.

Não se deve confiar sempre nos cabos, mesmo os novos deixam de funcionar inexplicavelmente e suspeite sempre que tem em mãos um problema que está relacionado com eles.

Erros de configuração

Há alguns anos atrás, as motherboards exigiam muitas configurações manuais. Existiam pinos que tinham de ser encaixados em posições específicas e uma má configuração provocava erros graves. Agora, quase tudo é auto configurável, mas mesmo assim existem situações em que é necessário aceder à BIOS e proceder a configuração manual.


Componentes incompatíveis


De uma forma geral, podem-se adicionar componentes sem a preocupação da compatibilidade. Contudo, deve sempre verificar a compatibilidade na documentação do fabricante dos componentes existentes no computador.

0 comentários:

Enviar um comentário

Lunax Free Premium Blogger™ template by Introblogger