Caso aparecerem problemas com vídeo para resolver isso podemos actualizar os drivers da placa de vídeo ...

Confirguração de vídeo

O primeiro passo na configuração do vídeo consiste na instalação de drivers. O modo de instalação destes drivers vem descrito no manual que acompanha a placa. Devem-se seguir as instruções desse manual.
A configuração do vídeo faz-se no painel das propriedades de vídeo faz-se no painel das propriedades de vídeo , que pode ser acedido através dum clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e na escolha da opção "propriedades" ou então através do painel de controlo.

Utilizando o botão de configurações avançadas, podemos aceder a mais opções . Estas janelas podem variar conforme o modelo e a marca da placa de vídeo instalada. Por vezes, as placas de vídeo vêm acompanhadas de Cds com software que substitui estas janelas.

Problemas com o vídeo

Existem vários problemas que podem surgir e a seguir pode encontrar os métodos para remediar qualquer um deles.

A seguir, apresenta-se as falhas mais comuns quando se instala uma nova placa de vídeo:
Não ler o manual.
Muitos não se preocupam em ler o manual da placa de vídeo.
Se não se lê o manual, é provável que algo possa correr mal.

Uma falha na colocação do adaptador na ranhura da motherboard.

As placas de vídeo exigem que se faça alguma pressão ao instalar na motherboard. Por isso, pode-se pensar que uma placa está bem colocada mas isso, pode-se pensar que uma placaestá bem colocada mas isso naocorresponder à realidade. Verificar sempre com atenção este ponto.

Falha ao ligar o cabo de corrente adicional.

Asplacas de vídeo recentes, sobretudo as mais evoluídas, possuem cabos de corrente adicionais. Se estes não forem ligados correctamente a placa não irá funcionar.

Falha na ligação da ventoinha da placa à corrente.

Placas de vídeo mais rápidas geram maiores quantidades de calor. Para não sobreaquecer estas possuem ventoinhas de refrigeração que exigem ligações de energia. Uma falha nesta ligação resulta no não funcionamento da placa.

O texto surge muito grande ou muito pequeno:

Clique com o botão direito no Ambiente de Trabalho, escolha Propriedades e faça as alterações necessárias;
Escolha os valores adequados consoante as preferências ou as capacidades de visão.
O texto surge mexido ou distorcido:

A causa deste problema está provavelmente nos drivers – Deve verificar se os drivers estão correctamente instalados e se estão adequadas ao seu software.
Surgem problemas de vídeo quando o monitor está ligado muito tempo:

A placa de vídeo pode estar a sobreaquecer – Deve dar um bocado de descanso a si e à placa de vídeo;
Verifique se as saídas e entradas de ar não estão bloqueadas por pó ou outros objectos.
O monitor apresenta partes da imagem a preto, branco ou outra cor:

Podem ser problemas derivados à falta memória de vídeo;
Verifique o encaixe da placa na motherboard ou se existe sobreaquecimento da placa;
Retire a placa, limpe-a e volte a colocar;
Se nada disto resultar o problema deve ser da própria placa, devendo-se proceder à sua substituição.
O vídeo funciona bem mas há problemas na visualização de DVD’s:

Este problema é resultado de um processador fraco, pouca memória de vídeo ou por existirem vários programas abertos;
Se ao reiniciar do computador, o problema não é resolvido será necessário aumentar a memória gráfica.
Mensagem “Out of scan range” no monitor:

O monitor está ligado incorrectamente;

O sinal está a ser enviado com uma resolução ou a taxa de refrescamento não suportada pelo monitor.
Não existe vídeo numa placa de vídeo pré-instalada:

Verificar se a placa está devidamente encaixada na motherboad;
Verificar cabos de energia e vídeo;
Caso o sistema não desactive o vídeo “on-board”, deverá fazê-lo manualmente na BIOS.

Cuidados a ter na reparação de computadores

Existem alguns cuidados que devem ser tidos em consideração na reparação de computadores. Quando surgem erros, em vez de se começar logo a desmontar tudo, devem-se verificar os seguintes passos:

Certifique-se que não existem problemas com os cabos.

Coisas estranhas acontecem com os cabos. Deve-se sempre verificar se todas as ligações
estão bem-feitas. Se o computador tem problemas devem-se desligar todos os cabos que não são essenciais, deixando apenas os cabos do rato, teclado e monitor. Se o problema desapareceu, ligam-se os cabos restantes, um a um, até detectar o erro.

Certifique-se que não existem problemas de software.

Antes de assumir que existem problemas de hardware, certifique-se que o problema não é causado por uma aplicação, pelo sistema operativo ou por um vírus. Se o sistema arranca com software como o Knoppix, não devemos estar perante problemas de hardware.

Verifique os problemas relacionados com o sobreaquecimento.

Os sistemas modernos têm performances muito elevadas e isso faz com que seja libertado muito calor. Depois de um computador funcionar por algum tempo podem surgir problemas de sobreaquecimento. Quase todas as motherboards incluem sensores de calor que medem a temperatura da placa e do processador. Existem também programas que reportam a temperatura de estes componentes e a voltagem das ligações. É aconselhável estar atento a estas medidas e verificar sempre que necessário se estão em valores ideais (por volta dos 35oC).

Pense primeiro, tome uma atitude depois.

Técnicos inexperientes tomam decisões sem pensar nas consequências. Os técnicos experientes encontram primeiro a possível causa do problema, o que fazer para o resolver, como proceder e só depois põem em prática os seus conhecimentos.

Determine sempre as causas do problema por ordem de importância, decida primeiro o que pode ser mais fácil de verificar e elimine os problemas e soluções mais fáceis. Assim, por exemplo, pode-se evitar estar a remover componentes quando apenas é necessário ligar um cabo para o monitor.

Faça cópias de segurança dos discos


Sempre que esteja a efectuar actualizações ou reparações num computador, faça cópias de segurança dos dados existentes no computador. Quando se modifica um componente existe sempre o risco, nem que seja ínfimo, de que algo corra mal e se percam informações importantes.

Remova os cabos sempre que necessário.

Embora possa parecer óbvio, é necessário remover todos os cabos sempre que se mova um computador. Muitos computadores estão colocados debaixo de mesas e pode ser difícil remover os cabos antes de mover a torre, mas faça esse esforço. Se for necessário deite-se no chão, adopte posições difíceis, mas retire os cabos antes de mover o computador sobre pena de poder danificar qualquer componente.

Coloque o monitor em lugar seguro.

Os monitores CRT são frágeis e podem estragar-se com facilidade. Os monitores LCD podem sofrer facilmente danos se sofrerem uma queda. Por isso, devem-se sempre colocar estes componentes em lugar seguro, onde não corram o risco de cair.

A primeira reparação

A primeira reparação pode intimidar. E se o computador depois não trabalha? E se danifico algum componente? Tenha sempre calma, qualquer pessoa pode reparar um computador com um alto grau de confiança e sair-se bem na maioria dos casos. Se tiver em conta os passos aqui descritos, tudo correrá bem

Problemas com os cabos


Cabos desligados, mal ligados e defeituosos causam mais problemas que tudo o resto. A confusão dentro de um computador pode fazer com que se esqueça de ligar algum componente ou que haja alguma ligação defeituosa.

Não se deve confiar sempre nos cabos, mesmo os novos deixam de funcionar inexplicavelmente e suspeite sempre que tem em mãos um problema que está relacionado com eles.

Erros de configuração

Há alguns anos atrás, as motherboards exigiam muitas configurações manuais. Existiam pinos que tinham de ser encaixados em posições específicas e uma má configuração provocava erros graves. Agora, quase tudo é auto configurável, mas mesmo assim existem situações em que é necessário aceder à BIOS e proceder a configuração manual.


Componentes incompatíveis


De uma forma geral, podem-se adicionar componentes sem a preocupação da compatibilidade. Contudo, deve sempre verificar a compatibilidade na documentação do fabricante dos componentes existentes no computador.

As três técnicas que iremos falar sao:

A Bios

BIOS significa "Basic Input Output system". É a primeira camada de software do sistema. É um programa encarregado de reconhecer o hardware, realizar o boot, e prover informações básicas para o funcionamento do sistema. O BIOS é personalizado para cada modelo de placa mãe, não funcionando em nenhum outro.

Configuração da Bios


É um programa que nos permite configurar várias opções acerca do Hardware instalado, desempenho do sitema, password etc. As configuracões do Setup são cruciais para o funcionamento e bom desempenho do sistema, uma confuguração errada do setup pode tornar o sistema até 70% mais lento, ou seja, o seu computador pode virar uma carroça sem cavalos simplesmente devido à uma configuração errada do setup do micro. O objetivo deste tutorial é justamente ensinar como configurar o setup para um melhor desempenho.





O POST

O post são todos os testes realizados ao hardware do computador pela bios durante o boot e serve para determinar todos os componentes de hardware instalados no computador.

É possível ver o POST durante a inicialização, na tela preta, em forma de uma tabela, onde mostra a memória total, discos, etc…

Quando são detectados erros, o computador emite uma sequência de bips sonoros, de qual iremos falar a seguir, senao este emite apenas um beep.




Beeps de Erros para as diferentes motherboards:



Award BIOS

Bips: Um longo.
Problema: algo se passa com a memória.
Solução: remova a RAM e volte a colocá-la.

Bips: Um longo, dois curtos ou um longo e três curtos.
Problema: placa gráfica ou a memória desta última.
Solução: substitua a placa gráfica ou a sua memória.

Bips: Contínuo.
Problema: isto é causado normalmente por um problema de memória, mas também pode indicar problemas de vídeo.
Solução: volte a colocar ou substitua a memória ou a placa gráfica.


A Award foi recentemente adquirida pela Phoenix.!!


Códigos bip da Phoenix

Bips: 1,1,3.
Problema: falha no CMOS.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: 1,1,4.
Problema: falha da BIOS.
Solução: substitua-a. Pode ser mais fácil substituir a motherboard.

Bips: 1,2,1.
Problema: relógio.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: 1, 2,2 ou 1,2,3 ou 1,3,1 ou 1,3,4 ou 1,4,1 ou 4,2,1 ou 4,3,1 ou 4,3,2 ou 4,3,3.
Problema: erro da motherboard.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: 1,3,3.
Problema: memória.
Solução: volte a colocar ou substitua a RAM.

Bips: 1,4,2.
Problema: falha da memória.
Solução: Teste e substitua a RAM.

Bips: 2, qualquer som.
Problema: quaisquer bips depois de dois indicam problemas de memória.
Solução: corra um utilitário de verificação de memória (se puder) e depois substitua a sua RAM, se necessário.

Bips: 3,1, qualquer som.
Problema: a sua motherboard tem um chip defeituoso.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: 3,2,4.
Problema: erro do controlador do teclado.
Solução: substitua o teclado, o chip controlador ou a motherboard.

Bips: 3,3,4.
Problema: não há placa gráfica.
Solução: volte a colocar ou substitua a placa gráfica.

Bips: 4,2,2 ou 4,2,3.
Problema: falha do teclado.
Solução: substitua o teclado. Se persistir, o problema é a motherboard. Substitua-a.

Bips: 4,2,4.
Problema: placa de expansão.
Solução: Remova todas as placas de expansão e depois coloque-as uma a uma até encontrar a defeituosa. Depois substitua-a.

Bips: 4,3,4.
Problema: erro de relógio.
Solução: reponha o relógio da motherboard usando o programa de setup. Substitua a bateria do CMOS, se for necessário. Se isso falhar, substitua a fonte de alimentação.

Bips: 4,4,1 ou 4,4,2.
Problema: erro da porta série.
Solução: use o manual da motherboard para desligar as portas série e acrescente uma placa I/O para as substituir.

Bips: 4,4,3.
Problema: co-processador matemático avariado.
Solução: use um programa de diagnósticos de baixo nível para confirmar a origem do problema. Depois desligue-o, pode – se provavelmente passar sem ele.

Códigos bip da BIOS AMI

Bips: Nenhum.
Problema: deverá sempre ouvir um bip no boot. Nenhum som quer dizer que existe um problema na coluna, na motherboard ou que uma fonte de alimentação está estragada.
Solução: verifique as ligações da coluna e da fonte de alimentação. Faça as substituições necessárias. Se isto falhar, substitua a motherboard.

Bips: Um curto.
Problema: refresh da RAM; interrupção no relógio ou problemas no controlador.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: Dois curtos ou três curtos.
Problema: indica problemas de memória. Se tiver imagem, procure mensagens de erro.
Solução: verifique se os chips de memória estão bem presos ou substitua a memória.

Bips: Quatro curtos.
Problema: avaria do relógio do sistema.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: Cinco curtos.
Problema: avaria da CPU.
Solução: substitua o processador.

Bips: Seis curtos.
Problema: erro do teclado.
Solução: substitua o mesmo. Se continuar, o chip pode precisar de ser substituído. Se persistir, substitua a motherboard.

Bips: Sete curtos.
Problema: erro do CPU.
Solução: substitua o CPU e/ou a motherboard.

Bips: Oito curtos.
Problema: avaria da placa gráfica.
Solução: veja se a placa gráfica está bem presa e tente outra vez – se persistir, substitua a placa.

Bips: Nove curtos.
Problema: erro de ROM checksum. A ROM da BIOS está danificada.
Solução: substitua a ROM da BIOS. Talvez seja mais fácil substituir a motherboard.

Bips: Dez curtos.
Problema: algo se passa com o CMOS.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: Onze curtos.
Problema: avaria de memória cache L2. O seu PC desligou-a.
Solução: substitua a memória cache L2 e, se necessário, a motherboard.

Bips: Um longo, três curtos.
Problema: falha no teste de memória RAM, durante os primeiros 64K.
Solução: substitua a RAM e, se necessário, a motherboard.

Bips: Um longo, oito curtos.
Problema: erro no monitor. Avaria da placa gráfica.
Solução: substitua-a. Se isto falhar, substitua a motherboard ou tente usar um adaptador numa slot PCI

O código de bips varia de acordo com a marca do BIOS (Award ou AMI por exemplo) podendo também haver pequenas mudanças de uma placa-mãe para outra. Geralmente, o manual da placa-mãe traz uma tabela com as seqüências de bips usadas. As instruções a seguir lhe servirão como referência caso não tenha em mãos o manual da placa-mãe:

1 Bip Curto: Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa-mãe corretamente.

1 Bip longo: Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa-mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa-mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

1 Bip longo e 2 bips curtos; 1 Bip longo e 3 bips curtos: Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

2 bips curtos: Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa-mãe ou nos módulos de memória.

2 Bips longos: Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção “Parity Check” encontrada no Setup.

3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa-mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

4 Bips Longos: Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa-mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

5 Bips: Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias :-)

6 Bips: Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa-mãe.

7 Bips: Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a freqüência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

8 Bips: Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

9 Bips: Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.

10 Bips: Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa-mãe.

11 Bips: Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse “refresco” conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

Códigos bip da BIOS AMI

Bips: Nenhum.
Problema: deverá sempre ouvir um bip no boot. Nenhum som quer dizer que existe um problema na coluna, na motherboard ou que uma fonte de alimentação está estragada.
Solução: verifique as ligações da coluna e da fonte de alimentação. Faça as substituições necessárias. Se isto falhar, substitua a motherboard.

Bips: Um curto.
Problema: refresh da RAM; interrupção no relógio ou problemas no controlador.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: Dois curtos ou três curtos.
Problema: indica problemas de memória. Se tiver imagem, procure mensagens de erro.
Solução: verifique se os chips de memória estão bem presos ou substitua a memória.

Bips: Quatro curtos.
Problema: avaria do relógio do sistema.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: Cinco curtos.
Problema: avaria da CPU.
Solução: substitua o processador.

Bips: Seis curtos.
Problema: erro do teclado.
Solução: substitua o mesmo. Se continuar, o chip pode precisar de ser substituído. Se persistir, substitua a motherboard.

Bips: Sete curtos.
Problema: erro do CPU.
Solução: substitua o CPU e/ou a motherboard.

Bips: Oito curtos.
Problema: avaria da placa gráfica.
Solução: veja se a placa gráfica está bem presa e tente outra vez se persistir, substitua a placa.

Bips: Nove curtos.
Problema: erro de ROM checksum. A ROM da BIOS está danificada.
Solução: substitua a ROM da BIOS. Talvez seja mais fácil substituir a motherboard.

Bips: Dez curtos.
Problema: algo se passa com o CMOS.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: Onze curtos.
Problema: avaria de memória cache L2. O seu PC desligou-a.
Solução: substitua a memória cache L2 e, se necessário, a motherboard.

Bips: Um longo, três curtos.
Problema: falha no teste de memória RAM, durante os primeiros 64K.
Solução: substitua a RAM e, se necessário, a motherboard.

Bips: Um longo, oito curtos.
Problema: erro no monitor. Avaria da placa gráfica.
Solução: substitua-a. Se isto falhar, substitua a motherboard ou tente usar um adaptador numa slot PCI.

Para informação sobre a BIOS da Phoenix e da Award visite o site www.phoenix.com

Esta comunicação auditiva surge sempre para o caso de não haver qualquer informação no ecrã. Por exemplo, se a sua placa gráfica estiver estragada, o seu PC não pode apresentar uma mensagem de erro no ecrã, ou seja, a única forma que este tem de comunicar-se é através dos bips da BIOS.
Para o caso de pensar que, quando não aparece qualquer mensagem de erro no ecrã, o erro está sempre na placa gráfica, tenha em conta a existência de outros problemas que podem impedir a sua tela de se iniciar. Um cabo desligado é o exemplo mais óbvio, mas pode também tratar-se de uma avaria na motherboard ou da avaria de um dispositivo que seja crucial para o power on self test (POST).
O significado dos bips depende da sua BIOS e muitas vezes da sua motherboard. As BIOS usadas habitualmente são da Award, da Phoenix e da AMI (American Megatrends).

A BIOS da Award é uma das mais utilizadas hoje em dia

A Award foi recentemente adquirida pela Phoenix, por isso pode obter informações sobre ambas em www.phoenix.com. Para informações sobre a BIOS American Megatrends, vá para www.ami.com. Antes de ir seja onde for, porém, examine o manual da sua motherboard. Este inclui detalhes sobre a BIOS específicos da sua motherboard e como tal é a fonte mais exacta que poderá consultar. As BIOS da Phoenix em particular variam de dispositivo para dispositivo, mas todas as três têm diferenças subtis de PC para PC.

Códigos bip da Phoenix

Bips: 1,1,3.
Problema: falha no CMOS.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: 1,1,4.
Problema: falha da BIOS.
Solução: substitua-a. Pode ser mais fácil substituir a motherboard.

Bips: 1,2,1.
Problema: relógio.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: 1, 2,2 ou 1,2,3 ou 1,3,1 ou 1,3,4 ou 1,4,1 ou 4,2,1 ou 4,3,1 ou 4,3,2 ou 4,3,3.
Problema: erro da motherboard.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: 1,3,3.
Problema: memória.
Solução: volte a colocar ou substitua a RAM.

Bips: 1,4,2.
Problema: falha da memória.
Solução: Teste e substitua a RAM.

Bips: 2, qualquer som.
Problema: quaisquer bips depois de dois indicam problemas de memória.
Solução: corra um utilitário de verificação de memória (se puder) e depois substitua a sua RAM, se necessário.

Bips: 3,1, qualquer som.
Problema: a sua motherboard tem um chip defeituoso.
Solução: substitua a motherboard.

Bips: 3,2,4.
Problema: erro do controlador do teclado.
Solução: substitua o teclado, o chip controlador ou a motherboard.

Bips: 3,3,4.
Problema: não há placa gráfica.
Solução: volte a colocar ou substitua a placa gráfica.

Bips: 4,2,2 ou 4,2,3.
Problema: falha do teclado.
Solução: substitua o teclado. Se persistir, o problema é a motherboard. Substitua-a.

Bips: 4,2,4.
Problema: placa de expansão.
Solução: Remova todas as placas de expansão e depois coloque-as uma a uma até encontrar a defeituosa. Depois substitua-a.

Bips: 4,3,4.
Problema: erro de relógio.
Solução: reponha o relógio da motherboard usando o programa de setup. Substitua a bateria do CMOS, se for necessário. Se isso falhar, substitua a fonte de alimentação.

Bips: 4,4,1 ou 4,4,2.
Problema: erro da porta série.
Solução: use o manual da motherboard para desligar as portas série e acrescente uma placa I/O para as substituir.

Bips: 4,4,3.
Problema: co-processador matemático avariado.
Solução: use um programa de diagnósticos de baixo nível para confirmar a origem do problema. Depois desligue-o, pode-se provavelmente passar sem ele.



Materiais necessários para começar a montar um computador:

Uma caixa para o PC
Motherboard
CPU Processador
Memória RAM
Placa gráfica, Som, Tv, Rede, Firewire etc..
Disco rígido
Drives ópticas
Fonte de Alimentação
Ventoinhas
Cabos e parafusos





O processador:
No socket do CPU vão encontrar uma pecinha metálica, levantem-na.

Retirem cuidadosamente o CPU da caixa e alinhem-no com o socket. Se repararem o processador tem uma setinha num dos cantos inferiores a indicar a posição em que deve ser montado.
De seguida apliquem UM POUCO de pressão para os pinos encaixarem. Já com o processador montado, baixem a pecinha metálica de modo a que o processador fique fixo
Apliquem um pouco de massa térmica no topo do CPU
A massa térmica ajuda o calor do processador a ser transferido para o cooler que posteriormente vão colocar por cima do processador.


Montagem do cooler:
Com o cooler montado encontrarão aí perto, na motherboard uma entrada para ligarem a alimentação.
Alinhem o cooler (estejam certos que é adequado para o vosso tipo de socket). Quando estiverem certos da sua posição, fixem-no.

Memorias ram:
Abram patilhas dos encaixes e encaixem as memorias ram, de seguida fechem as patilhas.


Colocação da motherboard na caixa:
Verifiquem quais dos furos na caixa se alinham com os furos da board.
Nesses furos colocam os parafusos(spacers), que deverão ter este aspecto.

Alinhem e coloquem a motherboard sobre os “spacers” e aparafusem-na. De preferência, de modo a que não focalizem a pressão num ponto, vão aparafusando gradualmente e aleatoriamente os parafusos.

Disco Rígido e Drives:
Comecem por colocar o disco rígido no local apropriado e aparafusem-no. Atenção que as drives de CD / DVD colocam-se geralmente pela frente da máquina.
Caso possuam disco(s) SATA, a ligação dos mesmos será diferente. Nestes basta conectar uma extremidade ao disco e a outra a board.
Já aparafusados, liguem os cabos IDE. Existem dois tipos de cabos IDE, os de 40 pinos (drives CDDisco Rígido) e os de 34 pinos(Drive Disquetes).
Atenção agora: geralmente as boards distinguem a ligação primária IDE à motherboard, da secundária. Geralmente a primária será a de cor diferente. No entanto lembrem-se sempre que a primeira será a que está mais perto do botão para ligar a máquina.
À ligação primária, irão conectar o cabo que vai ligar ao(s) disco(s) e à secundária as drives CD ou DVD.
Certifiquem-se de que aparafusaram todos os componentes, mas não em demasia. Antes de colocarem as drives, configurem os jumpers. Se ligarem apenas uma drive ao cabo IDE, configurem essa drive como MASTER. Caso liguem mais que uma, configurem uma como MASTER e outra como SLAVE.



Fonte de alimentação:
Certifiquem-se de que tem potência suficiente para alimentar correctamente todos os componentes da vossa máquina. Perguntem aqui no fórum, se tiverem dúvidas.
Agora é uma questão de conectar os cabos da alimentação a todos os componentes. Comecem pela motherboard. O cabo será o da imagem e vai conectar directamente à motherboard.



Finalmente conectem o disco rígido e a drive de CD’s/DVD’s
Hoje em dia os CPU’s já exigem alimentação própria, na imagem podem constatar a ligação principal e ao lado uma ligação para alimentar um cooler e a ligação para o CPU (AUX).

Conectar o Painel Frontal:
Se repararem, a vossa caixa tem umas luzes à frente. Para funcionarem, tal como o botão de ligar e reiniciar, têm de fazer a ligação dos respectivos cabos à motherboard. As entradas estão sempre no canto inferior direito da board.
Para saberem que cabo corresponde ao quê, eu dou-vos uma ajuda:
• SP, SPK ou SPEAK – Para o som. (tem 4 pinos)
• RS, RE, RST ou RESET – Botão para reiniciar
• PWR, PW, SW, PS ou Power SW – Botão para ligar
• PW LED, PWR LED ou Power LED – Luz do pc ligado
• HD, HDD LED – Luz de actividade do disco
Para saberem onde ligar os cabos na motherboard consultem o respectivo manual

Placa Gráfica:

Finalmente montem a vossa gráfica
no Slot AGP, PCI-Ex.



Antes de testarem o computador, perguntem a si próprio:

1. Configurei bem os jumpers na motherboard (caso a vossa motherboard não suporte as alterações do processador na BIOS)?
2. Configurei bem os jumpers nas drives?
3. O processador, RAM e os outros componentes ficaram bem colocados? Encaixaram bem?
4. Liguei correctamente todos os cabos (incluindo a alimentação)?
5. Aparafusei bem todos os componentes?

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